terça-feira, 25 de outubro de 2011

DICAS PARA O ENEM: USINA TERMOELÉTRICA

Historicamente, um dos temas bastante explorados nas provas do ENEM é a ENERGIA. Transformação, conservação e degradação. Geração de energia elétrica é um tópico de grande relevância para sua preparação. É muito IMPORTANTE que, para começar, você saiba que geração de energia elétrica não envolve criação e sim transformação de energia. Podemos transformar um tipo de energia em outro como veremos logo abaixo...

Usina Termoelétrica - É uma instalação industrial usada para geração de energia elétrica a partir da energia liberada em forma de calor, normalmente por meio da combustão de algum tipo de combustível fóssil como petróleo, gás natural ou carvão.








Como funciona: 1 - A Caldeira é aquecida com a queima de óleo combustível ou carvão mineral e, às vezes, até lenha. O Vapor é produzido por um Caldeira (ENERGIA TERMICA - Calor); 2 -  A Turbina é movida por um Jato de Vapor de grande pressão (ENERGIA CINÉTICA - movimento); 3  - O Gerador possui um eixo que é movido por uma Turbina que gira (ENERGIA ELÉTRICA - eletricidade); 4 - Após o vapor ter movimentado as turbinas ele é enviado a um condensador para ser resfriado e transfomado em água líquida para ser reenviado ao caldeirão novamente, para um novo ciclo.

Impactos Ambientais: Como vários tipos de geração de energia, a termeletricidade também causa impactos ambientais. Contribuem para o aquecimento global através do efeito estufa e da chuva ácida. A queima de combustíveis lança na atmosfera grandes quantidades de poluentes como dióxido de carbono CO2 e de fuligem.

Vantagens: Podem ser construídas próximas a centros urbanos, diminuindo as linhas de transmissões e desperdiçando menos energia.


QUESTÕES NO ENEM


(ENEM) O diagrama abaixo representa a energia solar que atinge a Terra e sua utilização na geração de eletricidade. A energia solar é responsável pela manutenção do ciclo da água, pela movimentação do ar, e pelo ciclo do carbono que ocorre através da fotossíntese dos vegetais, da decomposição e da respiração dos seres vivos, além da formação de combustíveis fósseis.

De acordo com este diagrama, uma das modalidades de produção de energia elétrica envolve combustíveis fósseis. A modalidade de produção, o combustível e a escala de tempo típica associada à formação desse combustível são, respectivamente,
A) hidroelétricas - chuvas - um dia
B) hidroelétricas - aquecimento do solo - um mês
C) termoelétricas - petróleo - 200 anos
D) termoelétricas - aquecimento do solo - 1 milhão de anos
E) termoelétricas - petróleo - 500 milhões de anos
 
CORREÇÃO
A questão fala acerca de combustíveis fósseis. Petroleo, gás natural e carvão estão diretamente envolvidos com o problema do aquecimento global e as mudanças climáticas. O tipo de usina que utiliza tais combustíveis na geração de eletricidade são as termelétricas, ainda minoria na matriz energética brasileira. E, estes combustíveis demoraram milhões de anos para serem formados: são não renováveis.

Um comentário:

Juliene disse...

muito bom seu trabalho, continue assim um otimo professor.

QUESTÕES RESOLVIDAS OBFEP 2016 NÍVEL C

Agradecimentos a Rodrigo Rodrigues pelas questões e Ana Moura C.1) A mais conhecida história que envolve as provas das olimpíadas é a da ma...