terça-feira, 18 de outubro de 2011

QUESTÕES DE FÍSICA - ENEM 2008


ENEM - FÍSICA
ANO 2008
Vou utilizar a prova amarela...
Prova Amarela - Questão 1

A Ema
O surgimento da figura da Ema no céu, ao leste, no anoitecer, na segunda quinzena de junho, indica o início do inverno para os índios do sul do Brasil e o começo da estação seca para os do norte. É limitada pelas constelações de Escorpião e do Cruzeiro do Sul, ou Cut'uxu. Segundo o mito guarani, o Cut’uxu segura a cabeça da ave para garantir a vida na Terra, porque, se ela se soltar, beberá toda a água do nosso planeta. Os tupisguaranis utilizam o Cut'uxu para se orientar e determinar a duração das noites e as estações do ano. A ilustração a seguir é uma representação dos corpos celestes que constituem a constelação da Ema, na percepção indígena.
A próxima figura mostra, em campo de visão ampliado, como povos de culturas não-indígenas percebem o espaço estelar em que a Ema é vista.

Considerando a diversidade cultural focalizada no texto e nas figuras acima, avalie as seguintes afirmativas.
I A mitologia guarani relaciona a presença da Ema no firmamento às mudanças das estações do ano.
II Em culturas indígenas e não-indígenas, o Cruzeiro do Sul, ou Cut'uxu, funciona como parâmetro de orientação espacial.
III Na mitologia guarani, o Cut'uxu tem a importante função de segurar a Ema para que seja preservada a água da Terra.
IV As três Marias, estrelas da constelação de Órion, compõem a figura da Ema.
É correto apenas o que se afirma em
a) I.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, II e IV.

RESOLUÇÃO
Gabarito: D

Nesta questão podemos notar que o candidato deveria ter mais habilidade de leitura do entender sobre Astronomia. O texto faz referência às estações do ano de acordo com o surgimento da constelação de Ema, a qual indica o começo do inverno no sul e de seca no norte, o que faz da afirmação: I -  correta. A própria informação do texto (“indica o início do inverno”) fornece dados sobre a tradição guarani e a afirmativa somente reafirma o que foi previamente dito;  II - está correta. De acordo com a mitologia guarani, o Cut’uxu segura a cabeça da ave para garantir a vida na Terra, porque, caso ela se solte, beberá toda água e III também está correta.  Unindo conhecimento empírico e mitologia os guaranis utilizam a constelação Cut'uxu para ordenar sua percepção espacial, marcar fenômenos naturais e interpretar a realidade que os cerca. (Está no texto “...o Cut’uxu segura a cabeça da ave”). IV – Falso. Observando comparativamente os astros utilizados para formular cada um das constelações, o candidato pode perceber que as duas constelações somente utilizam de uma mesmo região espacial, mas não utilizam os mesmos corpos celestes. Basta olhar a figura de baixo: Órion está fora da Ema. É limitada pelas constelações de Escorpião e do Cruzeiro do Sul


Prova Amarela - Questão 22


O diagrama acima representa, de forma esquemática e simplificada, a distribuição da energia proveniente do Sol sobre a atmosfera e a superfície terrestre. Na área delimitada pela linha tracejada, são destacados alguns processos envolvidos no fluxo de energia na atmosfera.

Com base no diagrama, conclui-se que
a) a maior parte da radiação incidente sobre o planeta fica retida na atmosfera.
b) a quantidade de energia refletida pelo ar, pelas nuvens e pelo solo é superior à absorvida pela superfície.
c) a atmosfera absorve 70% da radiação solar incidente sobre a Terra.
d) mais da metade da radiação solar que é absorvida diretamente pelo solo é devolvida para a atmosfera.
e) a quantidade de radiação emitida para o espaço pela atmosfera é menor que a irradiada para o espaço pela superfície.



RESOLUÇÃO
Gabarito: D
O diagrama tem relação com o chamado Efeito Estufa e, claro, com o aquecimento global. Como tem a ver com a energia solar, se relaciona com a Física. Vou comentar cada opção.
a) Não. Veja que parte é refletida sem nem chegar à atmosfera e da que chega a maior parte é
irradiada de volta. Retida significa permanecer, o que não ocorre, a radiação volta ao espaço.
b) Não. Mais claro ainda: 30 % < 50 %. Aliás, o diagrama não mostra reflexão no solo.
c) Não. Somente 20 %, pelo diagrama.
d) Sim: pelos processos III, IV e V do diagrama!
e) Não: 64 % > 6 %.

Prova Amarela - Questão 24
O diagrama abaixo representa, de forma esquemática e simplificada, a distribuição da energia proveniente do Sol sobre a atmosfera e a superfície terrestre. Na área delimitada pela linha tracejada, são destacados alguns processos envolvidos no fluxo de energia na atmosfera.


A chuva é o fenômeno natural responsável pela manutenção dos níveis adequados de água dos reservatórios das usinas hidrelétricas. Esse fenômeno, assim como todo o ciclo hidrológico, depende muito da energia solar. Dos processos numerados no diagrama, aquele que se relaciona mais diretamente com o nível dos reservatórios de usinas hidrelétricas é o de número
a) I.
b) II.
c) III.
d) IV.
e) V.



RESOLUÇÃO
Gabarito: E
a) (falso) – Incorreta, pois se trata da primeira fração de energia solar bloqueada através da atmosfera.
b) (falso) – Incorreta, pois representa o percentual de energia absorvida pela atmosfera.
c) (falso) – Incorreta, visto que indica o percentual de energia absorvido por elementos que compõem o meio atmosférico.
d) (falso) – Incorreta, pois representa a energia liberada e circulante no sistema atmosférico.

A correta: e) Correto, pois é a única alternativa contendo elemento relacionado ao mecanismo de evaporação (vapor d’água), através da absorção de energia solar para promover a passagem da água no estado líquido (contida no reservatório de uma usina hidroelétrica) para o estado de vapor d’água emitido na atmosfera.

Comentário: Pode até ser que o aluno, apressado e nervoso com a prova, confunda com processo de número IV, convecção, que até tem a ver com a chuva. Porém, o processo V é bem explícito: formação de vapor d’água! Ora, chuva...





FALTAM ACRESCENTAR MAIS QUESTÕES... EM BREVE

Nenhum comentário:

QUESTÕES RESOLVIDAS OBFEP 2016 NÍVEL C

Agradecimentos a Rodrigo Rodrigues pelas questões e Ana Moura C.1) A mais conhecida história que envolve as provas das olimpíadas é a da ma...